Matéria escrita pela Fair Price em julho / 2021
Se você é aposentado ou pensionista do INSS, com toda certeza já deve ter ouvido falar sobre empréstimo consignado, não é mesmo?! Mas, sinceramente, você sabe o que é, e, como funciona para ter acesso a essa categoria de financiamento?
Amplamente divulgado, o crédito consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva e destinada aos aposentados, pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos municipais, estaduais e federais.
Ao contratar esse empréstimo, você autoriza a instituição financeira descontar automaticamente as parcelas de quitação do seu empréstimo diretamente da sua folha de pagamento ou benefício do INSS.
É importante salientar que a aprovação do crédito deve respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do seu salário que pode ser comprometido para o pagamento das mensalidades do seu empréstimo.
Pois, de acordo com a Lei Nº 10.820 de 2003, a parcela não pode ser maior que 35% do salário ou benefício. Exemplificando: você recebe R$ 2.500 líquido por mês; logo, a parcela do empréstimo consignado não pode ultrapassar o valor de R$ 875,00 por mês.
E quem tem precatório a receber?
Existem vários casos de pessoas que têm um precatório na fila de pagamento e devido a morosidade dos trâmites legais acabam optando por contratar um crédito consignado. Mas, contrair uma nova dívida é uma boa opção?
Nem sempre comprometer parte da sua renda com um novo empréstimo é a melhor alternativa pois, por mais acessíveis que sejam as formas de pagamento do crédito consignado, há um débito automático no seu vencimento mensal e isso pode acabar comprometendo suas finanças.
Quando o seu precatório entra na fila de pagamento, é natural que você faça planos contando com o valor. Quitar suas dívidas, dar entrada em um imóvel, trocar de carro ou até mesmo fazer aquela viagem tão sonhada com a família.
Porém, como é de conhecimento geral, o sistema de pagamento de precatórios dos estados e municípios tende a ser bastante demorado. Existem casos de credores que demoram décadas para receber o valor a que têm direito.
Nesses casos de lentidão para receber o valor oriundo de um precatório, antes de contratar um empréstimo consignado, uma ótima e rentável opção é a venda do crédito. Ao negociar o seu precatório com terceiros, você sai da fila e não precisa mais esperar anos para receber o dinheiro referente à ação judicial que ganhou contra o ente público.
Existem empresas especializadas nesse tipo de negociação, dessa maneira, ao invés de você contrair uma nova dívida contratando um empréstimo consignado você pode adiantar o valor do seu precatório através da venda. Entre as duas alternativas, essa é a mais recomendada para quem precisa de dinheiro rápido, e não quer se atrapalhar com mais parcelas de dívidas.
Como funciona a venda do precatório?
Antes de falarmos sobre a cessão do crédito, é importante lembrar que o valor do seu precatório é corrigido monetariamente, independente do tempo que esteja esperando para receber, ou seja, quanto mais demora, maior é o valor final. Já o crédito consignado é negociado com um percentual de juros, mesmo que essas taxas de juros sejam flexíveis, elas existem e são descontadas mentalmente do seu salário.
A Fair Price é uma empresa que atua nesse segmento, realizando a cessão do crédito. Como funciona:
- Primeiro, nós apresentamos ofertas de compra do crédito, levando em conta o ano de emissão, o valor ou montante negociado, a posição na fila e o ente devedor. Lembrando que, por ser um investimento, a oferta de compra considera um desconto acima do valor total do precatório.
- Uma vez negociada e aceita a proposta por ambas as partes, nós realizamos a due diligence com um escritório de advocacia parceiro. Esse processo consiste em uma auditoria especializada, que levanta a documentação da ação judicial e do credor, a fim de atestar a regularidade do precatório.
- Depois de analisada a documentação, é feita a assinatura do contrato de cessão de crédito no cartório. O procedimento é rápido e seguro, e você sai do cartório com o dinheiro creditado na sua conta bancária.
Nossa equipe possui experiência no mercado, e está à disposição para sanar todas as suas dúvidas sobre a transação, bem como te orientar durante o processo de venda. É a sua chance de dar continuidade aos seus planos, sem cair em mais dívidas. Entre em contato conosco por e-mail, mensagem ou WhatsApp. Para saber mais sobre o universo dos precatórios, acompanhe-nos no Linkedin, Instagram e Facebook.