Os precatórios estão em alta, seja pelo anúncio de medidas governamentais para conter seu avanço, seja pelas notícias de esquemas de desvio de dinheiro. À medida que o mercado de investimentos em ativos judiciais se expande, junto com ele crescem as fraudes e golpes com precatórios.
Entretanto, se você possui um precatório no seu nome, e recebeu contato de alguém interessado em comprar o seu título, não se assuste! Esse mercado de compra e venda de precatórios existe, e é legalizado. Nossa empresa é parte desse segmento especializado, por isso, trazemos informações importantes para os credores se protegerem.
Acontece que, como em todas as áreas, existem pessoas se passando por empresas, setores públicos ou advogados para aplicar golpes nos titulares. Recentemente, uma quadrilha foi indiciada por ter desviado cerca de R$ 1 milhão de idosos que aguardavam receber o pagamento das dívidas judiciais.
Portanto, se uma empresa te contatar, verifique por telefone a existência da mesma. Depois, faça uma boa pesquisa na internet: veja se há uma página oficial com endereço e telefone; redes sociais com publicações atuais; avaliações no Google e Reclame Aqui; etc.
Outra dica de ouro é verificar se a empresa ou advogado que está fazendo a oferta possui precatórios em seu próprio nome.
Tire todas as dúvidas por telefone ou e-mail. Não negocie ou venda seu precatório para um profissional autônomo, e evite fornecer informações pessoais para profissionais antes de verificar a procedência da empresa.
Golpes de precatórios mais comuns
Titulares de precatórios são alvos de golpistas e profissionais mal intencionados, especializados em fraudes contra esse público, majoritariamente composto por pessoas idosas e aposentadas. Atente-se aos golpes com precatórios mais:
- Recebimento do valor integral: a pessoa se aproxima do titular prometendo a venda pelo valor integral do crédito. Acontece que a compra de um precatório é um investimento e, como tal, deve dar algum lucro para quem está adquirindo. Portanto, não se compra um precatório pelo valor integral.
- Adiantamento para consulta: o golpista pede um pagamento adiantado para cobrir custos de verificação no Tribunal e outros processos advocatícios, antes mesmo de apresentar uma proposta de compra pelo seu precatório. Esse procedimento não pode ser cobrado pois a verificação da regularidade do crédito só é feita após as partes — titular e empresa mediadora — terem firmado contrato.
- Falso funcionário de banco: tem muita gente que acha que o Banco do Brasil ou a Caixa compram precatórios… porém, isso não é verdade! Se alguém entrar em contato dizendo ser de algum banco federal interessado em comprar precatórios, não caia nessa!
Quanto custa para negociar a venda do meu precatório?
Sabe quanto custa? NADA. E, se alguém cobrar algum valor, ou pedir adiantamento, corre que é golpe! Do levantamento da documentação até a apresentação das propostas: tudo é feito sem cobrança de taxas ou de valores adiantados.
Se você foi abordado por alguém interessado em comprar seu precatório, e pedindo um valor adiantado para consulta, cuidado! Nem a consulta da regularidade do crédito, nem o pagamento pelo ente devedor, são passíveis de cobrança. Fique de olho!