Mesmo dentro do ramo dos precatórios, os golpes podem ocorrer por conta de pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento de quem tem uma dívida com a União, Estados ou municípios e seus órgãos.
Um golpe com precatórios envolvidos pode ser feito de diversas formas, e todas merecem a atenção do consumidor. Uma delas é o envio de uma carta à vítima, pelos Correios mesmo, alegando que a pessoa possui um crédito em seu nome a ser pago em breve. Nessa carta, costuma constar que o destinatário contate certos números de telefone para agendar um trâmite num suposto cartório de execução. Mas esse agendamento é falso!
Depois que a ligação para “agendamento” é feita, os golpistas solicitam depósitos antecipados em dinheiro para que o pagamento seja realmente liberado. Claro que isso não vai acontecer, pois não passa de um golpe e o precatório não existe, mas é possível se proteger desse tipo de problema.
Para não ser enganado, é fundamental desconfiar de cartas que pareçam suspeitas, já que os tribunais de justiça por padrão não enviam ofícios pelo correio, nem fazem contato por telefone. Se você receber uma carta falando em precatórios, não se esqueça de verificar sua veracidade antes de fazer qualquer coisa.
E quem tem precatório para receber?
Se você de fato tem precatórios a receber, é dever do seu advogado te manter a par da situação de qualquer pagamento. Em caso de dúvida, converse com o profissional para ter certeza sobre a carta e as informações que constam nela.
Uma das maneiras de checar a credibilidade da carta e da empresa que se diz responsável pelo precatório é fazer uma pesquisa online para confirmar a existência do alegado escritório de execução de precatórios. Isso porque, muitas vezes, os endereços fornecidos são falsos também.
Se no texto da carta recebida houverem erros de ortografia e gramática, a probabilidade de ser um golpe é muito grande. Nunca deixe de ler com atenção e procurar por sinais claros de fraude. Também nunca faça depósitos antecipados de dinheiro para acelerar o recebimento do seu precatório.
Ações civis públicas não contam como ações relacionadas ao recebimento de precatórios. Nunca se esqueça de fazer o procedimento correto através de ação judicial. E se suspeitar que está sofrendo um golpe, registre uma ocorrência na Polícia Civil e forneça o máximo de detalhes que puder. Isso facilitará muito a investigação.A era digital e suas facilidades cada vez mais estimulam a criatividade dos golpistas, que usam diversos meios de comunicação. Mesmo em plataformas como o Whatsapp e o e-mail a atenção deve ser constante para a prevenção de golpes. Conheça outras tentativas de fraude contra credores neste artigo aqui do Blog Fair Price.